Artista cria réplica de uma Honda CB500 1972 em impressora 3D

/, Notícias/Artista cria réplica de uma Honda CB500 1972 em impressora 3D

Artista cria réplica de uma Honda CB500 1972 em impressora 3D

2016-08-20T20:38:47+00:00 14 abril - 2015|
Fotos: Divulgação
ubergizmo.com
Impressão 3D é algo que vem sendo cada vez mais útil. Pode ser utilizada para procedimentos médicos ou para criar incríveis protótipos. Um exemplo, a indústria automotiva.
Enquanto a impressão em 3D para a indústria automobilística está em fase de descoberta, o artista canadense  Jonathan Brand resolveu “imprimir” sua própria moto.
Ele mora no Brooklyn, em Nova York,  e estava em busca de uma moto real para ir trabalhar. Foi então que resolveu comprar uma CB 500, mas seus planos mudaram. O nascimento de um filho fez com que Brand mudasse de ideia – ele preferiu obter uma versão de plástico do modelo. Outro motivo que o fez desistir da compra foi segurança, já que, segundo o artista, ele estaria mais propenso a acidentes.
Algo que torna esse trabalho impressionante, é o fato de que é uma escala de 1:1 da Honda CB500-1972, com base em fotos. A ideia de Jonathan é ótima, pois isso pode permitir que colecionadores de motos ou carros imprimam réplicas de seus saudosos modelos favoritos.
No vídeo institucional (abaixo), não está claro quanto tempo Brand demorou para recriar a moto, mas aparentemente, foi algo de alguns “bons” anos. Tendo em conta que a impressão 3D não é exatamente um processo rápido, só podemos imaginar as centenas, se não milhares de horas que ele investiu no projeto. 
Segundo Jonathan, a escassez de material foi um grande obstáculo: “O maior problema que eu tive foi para obter materiais de impressão confiáveis e de qualidade nos EUA. Eu realmente gostaria de experimentar uma impressora à base de resina, mas ela é muito cara para o trabalho em grande escala que eu estou fazendo”. No Brasil, o valor de uma impressora 3D também não é nada amigável – custa a partir R$ 15 mil.
Embora a moto não funcione, Brand criou uma a uma, peças soltas, o que permite que as rodas se movimentem. A moto é oca, e o material plástico translúcido causa um efeito ótico muito bacana no  protótipo. Ela toda montada é mais leve que um bicicleta: pesa apenas 18 kg. 
Quer saber mais um pouco? Assista vídeo:


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: