Inspirada no ícone do passado e nas competições off-road da década de 1980, modelo será oferecido ao mercado brasileiro a partir de 2016. Preço não foi divulgado.
Agora é oficial. A CRF 1000L Africa Twin será mais um modelo do lineup da Honda para o mercado brasileiro a partir do ano que vem. A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa da marca no Salão Duas Rodas, que acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, até o próximo dia 12 de outubro. 
Africa Twin – Salão Duas Rodas – Foto Rafael Neddermeyer
Com um conjunto imponente e um DNA esportivo, a nova bigtrail será fabricada em Manaus (AM) e promete se tornar referência também para uma nova geração de motociclistas fãs da categoria.
Apresentada como protótipo ao mercado europeu em julho último, a CRF 1000L Africa Twin tem um conjunto totalmente novo, com projeto que resgatou o nome, principais características consagradas e estilo de sua antecessora no passado. O modelo chegará ao Brasil com a missão de oferecer um produto diferenciado e exclusivo, verdadeiramente off dentro de seu segmento.

Inspiração nas competições

Com desenho marcante, a CRF 1000L Africa Twin foi concebida com clara inspiração no histórico vencedor Honda em competições off-road do passado. Toda a sua base ciclística e mecânica recebeu atenção especial dos engenheiros, que se empenharam em desenvolver uma motocicleta com alma de vencedora e autêntica representante do segmento todo terreno.
Para sua comercialização no Brasil, o modelo deverá utilizar a mesma base da versão apresentada na Europa.  O chassi será de aço com berço semi-duplo, suspensões dianteiras invertidas e traseira do tipo monoamortecida, com possibilidade de ajustes na pré-carga da mola. Os freios serão a disco (duplo na dianteira e simples na traseira) com ABS (Antilock Braking System). O motor utilizará um sistema bicilíndrico com 998cm³ de capacidade volumétrica, comando Unicam, quatro válvulas e virabrequim de 270º. 
Integrante da categoria bigtrail, a nova Honda CRF 1000L Africa Twin será comercializada a partir do próximo ano em toda a rede de concessionárias no país. Cores e versões disponíveis serão divulgadas oportunamente, no início de sua produção na fábrica de Manaus (AM).