terça-feira, 19 março 2024
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Iniciantes: 7 modelos para se aventurar em duas rodas

Iniciantes: 7 modelos para quem está começando

Acabou de tirar a sua carteira de habilitação e está pensando em quais são as melhores motos para iniciantes? Este artigo é para você. Separamos os melhores modelos para quem está começando a pilotar, de acordo com a sua motivação: praticidade, economia ou hobby.

Quem procura praticidade

A moto é o melhor veículo para quem deseja fugir do congestionamento e chegar mais cedo em seu destino. Para quem tem esse perfil, optar por um scooter talvez seja a melhor opção. Compactos e com compartimentos para guardar alguns objetos, todos os modelos de scooters possuem transmissão automática, ou seja, o piloto controla apenas o acelerador e freios. Conheça algumas opções que são ideais para os iniciantes:

Honda PCX 150
A scooter mais vendida no Brasil apresenta uma mecânica moderna, além de ser econômica, fácil de pilotar e eficaz na hora de fugir dos congestionamentos.

  • Cilindradas: 149,3 cc
  • Capacidade do Tanque: 8 litros
  • Consumo Médio: 25 a 30 km por litro
Iniciantes: 7 modelos para quem está começando
PCX 2018

Dafra Citycom 300i
Por conta de suas rodas grandes com aro de 16 polegadas, esse modelo tem uma capacidade melhor em pavimentações ruins. Além da economia, essa scooter também é muito conhecida pelo seu conforto proporcionado pela boa ergonomia do banco e pelo seu para-brisa alto.

  • Cilindradas: 263,7 cc
  • Capacidade do Tanque: 10 litros
  • Consumo Médio: 22 a 26 km por litro

Quem procura economia

Em geral, as motos são veículos muito mais econômicos do que os carros. Para quem procura rodar o máximo gastando o mínimo possível, as melhores escolhas são os modelos de entrada da categoria utilitária. Essas opções conseguem conciliar o baixo consumo de combustível com uma robustez que as deixa longe das oficinas.

Honda Biz 100
A queridinha de muitos brasileiros, a Biz é conhecida pela sua mecânica poderosa, assim como por sua economia de combustível. A novidade para a versão 2018 é um porta-objetos ainda maior e mais espaçoso.

  • Cilindradas: 97,1 cc
  • Capacidade do Tanque: 5,5 litros
  • Consumo Médio: 55 a 60 km por litro

Veja também: Dicas para quem está começando a pilotar

Honda CG 125 Fan
Presente em quase todas as auto-escolas, boa parte dos brasileiros aprendeu a andar sobre duas rodas em uma CG. Mecânica robusta, bom desempenho e economia são só algumas características dessa famosa moto.

  • Cilindradas: 124,7 cc
  • Capacidade do Tanque: 15,1 litros
  • Consumo Médio: 40 a 50 km por litro

Yamaha YBR 125 Factor
A principal rival da CG, muitos acreditam que a YBR é superior ao modelo da Honda por conta das suspensões mais macias e uma melhor ergonomia do banco, o que a deixa mais confortável.

  • Cilindradas: 124 cc
  • Capacidade do Tanque: 13 litros
  • Consumo Médio: 41,5 km por litro
Iniciantes: 7 modelos para quem está começando
Factor 150

Quem procura hobby

Além da praticidade e economia, muitos utilizam as motos simplesmente por ser um apaixonado pelo veículo. Para quem é iniciante e procura um modelo por hobby, separamos duas opções conhecidas:

Yamaha XTZ 250 Ténéré
Com um tanque de grande capacidade, para-brisa e bagageiro, a Ténéré é a menor das motos a garantir conforto ao piloto – e o seu garupa – nas estradas. Além de ser robusto e econômico, o modelo também está preparado para lidar com trechos de terra.

  • Cilindradas: 250 cc
  • Capacidade do Tanque: 16 litros
  • Consumo Médio: 30 a 35 km por litro

 Kawasaki Ninja 300
Se você deseja a moto para pegar uma estrada tortuosa com um motor ágil, a menor das Kawasaki é a ideal. Com uma performance excelente de motor, o modelo alia potência e peso no limite para os pilotos que têm pouca experiência.

  • Cilindradas: 296 cc
  • Capacidade do Tanque: 17 litros
  • Consumo Médio: 22 a 25 km por litro

Iniciantes: 7 modelos para quem está começando

Dicas para comprar a primeira moto

Para quem é iniciante, escolher a primeira moto pode ser uma tarefa complicada. Pensando em facilitar a sua pesquisa, separamos alguns fatores que devem ser levados em conta na hora decidir por um modelo:

  1. Cilindradas

As cilindradas são um dos primeiros aspectos que precisam ser analisados na hora de escolher a sua moto. Se a sua ideia é usar o veículo apenas para o transporte dentro da cidade, a cilindrada pode ser mais baixa, algo em torno de 50, 100 ou 125. Esses modelos têm a vantagem de serem mais econômicos e ter um preço de compra mais em conta. Agora, se você deseja uma motocicleta para viajar ou fazer pequenos passeios em estradas, escolha uma que tenha, no mínimo, 250 cilindradas.

  1. Custo-benefício

Para saber se a moto realmente vale a pena, é importante conhecer qual é o seu custo com manutenção e o seu consumo médio de combustível. As motos de baixas cilindradas, normalmente, são as mais econômicas nesses dois aspectos.

  1. Moto apropriada ao seu perfil

Antes de tomar a decisão final sobre o modelo escolhido é interessante se perguntar qual é o seu objetivo com a moto. Você pretende usar o veículo diariamente na cidade, ou quer usá-lo para fazer viagens, ou então uma trilha? Essa resposta vai ajudar na hora de eleger a opção perfeita.

Se você decidir que quer uma moto para estradas e trilhas, tome cuidado para não escolher uma que tenha mais de 230 kg ou mais de 70 cavalos de potência. Como você é iniciante, o ideal é escolher um modelo padrão (como os que apresentamos no outro tópico) para adquirir experiência, e só depois optar pelas motocicletas maiores.

Iniciantes: 7 modelos para quem está começando

Como comprar minha moto?

Normalmente, os iniciantes têm um orçamento um pouco mais apertado na hora de escolher a sua moto. Para quem procura uma forma de adquirir o seu modelo de forma segura, econômica e planejada, o consórcio de moto é a melhor opção.

Além de não cobrar taxa de juros e nem um valor de entrada, esse investimento também oferece maior prazo para pagamento e prestações com preços mais baixos. Outro benefício é a burocracia zero na hora da contratação, você só precisa se preocupar em apresentar os documentos na hora em que for contemplado.

Gostou da nossa lista com as melhores motos para iniciantes? Conte para a gente nos comentários qual está pensando em comprar ou qual foi a sua experiência com um dos modelos que apresentamos. Para ter mais dicas como essa, continue acompanhando o portal Tudo de Motos.

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.

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19 COMENTÁRIOS

  1. Sou um apaixonado por motos. Nunca andei de bicicleta, porque simplesmente, não gosto, nunca gostei e nunca vou gostar, mas é outro papo…. Me criei na paixão de Easy Roider e de amigos que tinham motos, mas por conclitos na família e baixissimo orçamento (eu paguei minha universidade), não tinha dinheiro para comprar e depois, preferi investir em outras coisas. Agora, vai ter que dar. Já li e ouvi muito sobre qual seria a melhor primeira moto. No meu caso, vou fazer o lógico, entrar numa autoescola e aprender a ter equilibrio e comprar 2 motos de cara uma esportiva e uma custom, só não sei se será muito difícil ou não manter-me numa 250 ou 300 mesmo em 1ª marcha para pegar experiencia. O que acham?

    • Olá José Lucas, tudo certo?
      Cara, você não vai ser o primeiro e nem será o último motociclista que não passou por bicicleta, não esquente com isso… Existe alguma vantagem para quem anda de bike? Sim, em relação à noção de equilíbrio, existe. Mas isso não é primordial. Ou seja, você terá algumas aulas a mais com seu instrutor até pegar essa noção. Quantas aulas a mais? Isso depende de cada pessoa. Tem alguns que pegam rápido, outros demoram mais. Mas o certo é que quem realmente quer, passa por essa etapa. Ok… Essa é a primeira situação.
      A segunda está em relação à comprar as motos. Conselho pessoal: siga o passo a passo. Primeiro aprender e dominar, depois escolher. Digo isso por ter visto inúmeras situações onde pessoas que estavam muito convictas que queriam andar de moto, passear, trabalhar, etc… Depois de algum tempo, venderam dizendo que aquilo não era pra elas. Eu sei que o dinheiro é seu e você faz o que quiser. Mas se tem algo que eu digo pra todos que querem começar é isso. Aprenda bem, depois escolha o modelo. Não vejo problema em começar com uma 250 ou 300. A única coisa é que você tem que ter a noção de que a potência será bem diferente da moto de aprendizado, portanto aceleração e principalmente frenagem, diferentes! Atenção e cuidado! Mas enfim, considero isso apenas uma questão de adaptação. Lembre-se de sempre estar equipado (luvas, capacete, botas) e atenção a todo momento.
      Se você passar por tudo isso, sentir o frio na barriga e gostar, seja muito bem-vindo! Você é mais um de nós!!
      Um grande abraço e mande notícias do seu progresso pra gente!!

      • Olá estou mais ou menos igual o José Lucas, nunca dirigi uma moto, vou entrar no auto escola para aprender, depois gostaria de ter uma moto custom de 250cc, q ainda não sei qual seria a mais indicada pra eu obter, se vc puder me dar uma dica eu agradeço, tenho mais de 60 anos e sou de estatura baixa e meu sonho é ter uma moto dessas, somente para passeios. Até mais e agradeço quem puder me ajudar com opiniões.

        • Olá Malu, obrigado por escrever.
          Peço desculpas por demorar a responder. Estamos modificando algumas coisas e o site deverá passar por algumas modificações em breve.
          Enfim, a auto escola deve realmente preparar você para pilotar uma motocicleta. E como foi dito antes, quanto tempo a mais ou a menos depende de cada pessoa. É até bem interessante passar por várias aulas até se sentir preparado ou preparada para estar nas ruas. Também é importante essa parte de aprendizado para você realmente ter certeza se realmente gosta de estar em cima de uma moto ou não. Enfim, depois de passar por essas etapas, aí sim podemos falar das opções de modelos. Pra começar, não acho ruim começar com uma 250. Se você aprende a controlar a moto desde o início, uma 250cc vai exigir um pouco mais de atenção, porque tem mais torque que as motos que costumam estar nas auto escolas. Mas é somente isso. Acho que foi dito algo parecido em outras respostas.
          Existem algumas opções interessantes de custom menores. A Dafra Kansas acho que é a mais famosa. É uma 150cc e já saiu de linha, mas você ainda encontra no mercado. E pode inclusive pechinchar um valor interessante. A Intruder da Suzuki é uma pequena notável. Também é 150CC. É tão resistente que há algum tempo atrás foi bastante utilizada nos Correios. Se acaso você puder dispor de algum valor a mais, pode encontrar ainda a Virago 250 (chamada pelos motociclistas de “Viraguinho”). Também saiu de linha há algum tempo, mas ainda é encontrada nos classificados. Os donos costumam pedir um valor razoável pela moto. Mas lembre-se que, como ela saiu de linha há algum tempo, muitas peças podem não estar tão conservadas. É bom abrir o olho e se possível levar um mecânico de sua confiança. A Horizon 150 é a substituta da Kansas na Dafra. É uma moto muito bonita e impressiona. Você encontra nova nas concessionárias Dafra. Pode ser uma opção interessante.
          Enfim é isso. Abraços e boa sorte!

  2. pesquisei e cheguei a conclusão de que o custo mensal de uma ninja 300 ou uma z300 é de aproximadamente 425 reais por mês, seria uma boa para alguém que ganha 1800 por mês?

    • Olá Gabriel, obrigado por escrever. Olha, muitos fatores têm que ser ser levados em conta (prestação, deslocamento, manutenção). Mas o ideal é não se apertar. Se você acredita que este não é o momento, o jeito é aguardar até que a situação lhe esteja favorável. O importante é não desistir. Se uma Kawasaki é o seu objetivo, vai atrás!! ABS

  3. estou pensando em comprar uma cb 300 de um amigo, tenho 19 anos e já tirei a carta pego a definitiva em dezembro, seria minha primeira moto não tenho muita prática em corredor e tal, meu pensamento é pegar ela e andar dboa pra pegar a manha, acham que é uma boa?

    • Olá Gustavo
      Embora muita gente considere uma moto de 300 cilindradas não indicada para iniciantes, acredito que depende muito mais da responsabilidade do piloto. Tente se acostumar com o motor da 300CC com algumas aulas extras na moto escola. Isso vai facilitar a sua transição para as ruas.
      Ahh em relação ao corredor e andar de boa… Isso não é um defeito, mas uma qualidade. Pilotar com responsabilidade e segurança é o certo para principiantes ou experientes.
      Abraço!

  4. Gostei das opções, mas estou em muita dúvida ainda… Nunca andei de moto e estou querendo uma para trabalhar com apps de delivery e também para pegar uma estrada no fim de semana. Inicialmente eu estava optando por uma xre 190, depois pensei na Horizon 150 pois eu achei ela bem bonita e gosto do estilo Harley, mas não sei se pra fazer delivery ela seria legal e também na questão de peças pra ela. Agora estou pensando numa Titan 160. Enfim, entre essas que eu falei e/ou mais algumas outras opções, qual seria o mais indicado pra usar a moto pra trabalhar e pra fazer viagens de vez em quando? Obrigado.

    • Olá Vinícius, tudo certo contigo?
      Vou dizer o que costumo dizer sempre para quem nunca pilotou uma moto. Antes de comprar, experimente. Eu não estou falando do modelo escolhido não, estou falando para experimentar em alguma moto escola, com segurança e com um instrutor. Muita gente quer andar de moto, mas depois que experimenta acaba percebendo que a moto não é aquilo que imaginava. Por outro lado, outros se apaixonam. Se realmente você decidir que quer uma moto, os modelos que você descreveu são boas escolhas. A Titan aguenta bem o trabalho duro. A Horizon 150 tem um visual bem interessante e você vai se adaptando aos modelos custom. Mas se tem como escolher um modelo para trabalho e diversão, pessoalmente, eu escolheria a XRE 190. Lembrando, sempre pilotar equipado. Responsabilidade desde o início. Abraços e boa sorte na sua escolha!

  5. Olá, Bem, Eu Estou com muitas Dúvidas em Relação à Moto que Eu quero Comprar, Pois Eu sou Muito Apegado à Minha Cidade Natal, e A Distância entre Minha Cidade Natal e a Cidade que Eu Moro atualmente, é de 129,8 Km e Eu preciso de Uma Moto pra esse Tipo de Viagem, mais que seja econômica, e essa Mesma moto precisa ser Prática pra Andar pela Zona Urbana também, como por exemplo pra ir à um Mercado um pouquinho longe de casa e etc…

  6. Olá,
    Iniciante no mundo das 2 rodas, gosto de moto custom. Se meu bolso permitir gostaria de inciar na Kawasaki Vulcan 650S.
    Seria muita pretensão ou arriscado?

    • Olá Alex, tudo certo?
      Iniciante, ok… Mas quanto iniciante? Vai começar a pilotar agora ou já conhece um pouco e já tem experiência pelas ruas? Se já pilota pela cidade, então pelo menos alguma coisa em relação a estar no trânsito em uma moto, você já tem. Agora, existe sim uma grande diferença entre pilotar uma baixa cilindrada e pular logo de cara para uma 650. O ideal é realmente é testando cilindradas maiores até chegar onde se queira. Mas se você tem certeza do que quer, e tem coisa que ninguém tira de nossa cabeça… Então vá atrás do seu sonho! Existem aulas de pilotagem para motos maiores. A 650 não chega a ser um “exagero”, mas para quem é iniciante o ideal é sim buscar alguns “macetes” das motos maiores tipo custom. Melhor aprender no amor do que na dor, pode ter certeza! Ok? Abraço e boa sorte!!

  7. estou procurando uma moto pra ir pra faculdade. Simplesmente gasto mais de 200,00 reais por mes em passagens de onibus e ainda perco cerca de 4h do meu dia no transito. So o tempo dentro do onibus é suficiente pra tirar todas as minhas energias que eu poderia estar estudando. Com uma moto, da mais simples que fosse, o trajeto da minha casa para faculdade nao da nem 40 minutos(so pegar a Br). Penso em pegar uma yamaha 125 factor pq achei o preço razoavelmente bom e o tanque dela é suficientemente grande pra que eu var pra faculdade 5 dias na semana e ainda possa sair um pouco com aproximadamente 13L. Sao 25km da minha casa pra faculdade e isso vezes 20 da 500Km mensais. Se botarmos mais um 20km de saidas nos fins de semana (totaliza cerca de 520km) e ainda assim vai sobrar cerca meio litro no tanque por mes. com o preço que a gasolina ta fica cerca de 130 a 150 mensais,colocando a parcela da moto deve ficar em torno de uns 300 a 400 por mes. Levando em conta que eu termino a faculdade daqui a um ano,seria perfeito pra mim.

    • Caramba João! Mano do céu!!! Pra quem é jornalista de humanas essas contas dão um nó na cabeça!! Seu curso deve ser de exatas! 🙂
      Brincadeiras a parte, acredito que sim, você pode ganhar tempo e ainda economizar. Não esqueça de colocar nas contas a parte de manutenção, seguro (melhor é estar prevenido) e equipamentos (capacete, botas, jaqueta). Fora isso, responsabilidade na pilotagem e aproveitar mais seus finais de semana!
      Abraços e parabéns pela faculdade!

  8. ola bom dia irei fazer 18 ano que vem e estou vendo qual moto escolherei
    porem os valores estao muito alto penso na ideia de pegar uma xre 300 uma moto mais alta para mim q sou bem alto oque vc acha?

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