Moto brasileira com motor de avião vence o mundial de customização nos EUA

/, Notícias/Moto brasileira com motor de avião vence o mundial de customização nos EUA

Futurista e com potência de 300cv, modelo TMC Dumont, da Tarso Marques Concept, tem motor de avião, rodas de 36 polegadas e recebe título de campeã no Daytona Bike Week, evento mais expressivo de customização do mundo

Se você pudesse fabricar uma motocicleta do zero ao seu próprio gosto, como seria o projeto dos seus sonhos? Que tal um conjunto de rodas de 36 polegadas totalmente vazadas e com pneus de perfis baixos fabricados exclusivamente para o modelo? Ou então um motor aeronáutico Rolls-Royce Continental V6 da década de 1960 com 300cv de potência, junto a um design futurista e muita fibra de carbono, cromados e ligas metálicas nobres em todo o conjunto?

Parece ficção científica? Pois esta foi exatamente a fórmula utilizada por um brasileiro já bem conhecido do público brasileiro por seus projetos inovadores, para dar vida ao seu grande sonho: a motocicleta TMC Dumont, projeto 100% brasileiro da Tarso Marques Concept, do ex-piloto de Fórmula 1 e Indy, Tarso Marques, que venceu o maior campeonato de customização nos Estados Unidos.

TMC Dumont, projeto 100% brasileiro da Tarso Marques Concept

TMC Dumont, projeto 100% brasileiro da Tarso Marques Concept

Recém-chegado dos Estados Unidos, Tarso Marques foi, mais uma vez, o grande vencedor do mais famoso e tradicional campeonato de customização mundial, realizado entre os dias 9 e 18 de março, em ocasião do maior evento de motos do mundo: o Daytona Bike Week 2018.  Organizado todos os anos em Daytona Beach, na Flórida, o local se transforma em uma verdadeira meca para os motociclistas durante essa época do ano. Com 77 anos de tradição e reconhecimento mundial, reúne sempre os maiores fabricantes e customizadores do mundo nas ruas da famosa praia americana.

Para ter ideia de sua dimensão, são mais de 500 mil pessoas que participam da festa, todos com um mesmo gosto: a paixão pelas motos. Não por menos, por lá já saíram nomes famosos da fabricação e customização de motocicletas, como os integrantes da família Teutul, da Orange County Choppers; além de Dave Perewitz, Indian Larry, Cyril Huze, entre outros.

E foi neste palco e com este cenário que o brasileiro Tarso Marques conquistou seu 6º título de customização em Daytona. No entanto, nesta edição de 2018, a vitória teve um sabor especial para ele e para todos os brasileiros. Pela primeira vez, Tarso concorreu com uma motocicleta criada e desenvolvida totalmente no Brasil. O nome TMC Dumont, vale dizer, é alusivo a seu estúdio e também uma homenagem ao pai da aviação nacional, o brasileiro Alberto Santos Dumont.

TMC Dumont: do sonho aos primeiros testes e a consagração

Como o modelo era um projeto totalmente além do que se conhece hoje sobre customização de motos, Tarso Marques procurou manter segredo sobre sua fabricação durantes os 3 meses de montagem da motocicleta. “Gravamos toda a construção, mas procuramos manter segredo até o último momento para evitar comentários. O primeiro teste dinâmico, por exemplo, fizemos durante uma madrugada em São Paulo, sem ninguém notar”, diz.

O primeiro teaser em vídeo foi divulgado apenas poucas semanas antes do evento principal, nos Estados Unidos. O vídeo produzido por Tarso não apenas viralizou entre os fãs de customização e participantes do evento, como gerou muitos comentários e compartilhamentos sobre o projeto. “Na verdade, foi até divertido. Poucas semanas antes de viajar para Daytona e já com a moto finalizada, pedi que fosse produzido um vídeo para divulgarmos na internet, um pequeno teaser anunciando nossa participação na competição”, diz Tarso.

E complementa: “Neste vídeo solicitei uma edição em que a moto parecesse estar parada e o asfalto se movendo, em um cenário bem lúdico e surreal. A ideia era fazer com que todos duvidassem tratar-se de uma moto de real, mas sim, de um protótipo. E realmente conseguimos tal feito. Porém, uma das regras para participar do evento de customização é que a moto deve realmente funcionar e rodar normalmente. Para surpresa de todos, fiz questão de chegar ao evento pilotando a TMC Dumont. E foi algo bastante gratificante e divertido ver a reação das pessoas”, conta Tarso. Para ele, já bastante acostumado com projetos totalmente exclusivos, a TMC Dumont representou não apenas a concretização de um sonho. Mais do que isso, o objetivo foi levar o nome do Brasil à frente.

O modelo é inovador e representa fielmente agora a capacidade que nosso país tem em concretizar projetos únicos. O motor de avião, o visual futurista e até o guidão e painel inspirados na aerodinâmica dos aviões, fizeram com que este projeto da TMC Dumont homenageasse um brasileiro visionário:  Alberto Santos Dumont. Minha maior motivação foi mostrar para os americanos a nossa capacidade de criação e inovação com um projeto 100% nacional. E acho que esses troféus das fotos respondem bem essa dúvida e comprovam que, não apenas tivemos sucesso, mas que o sonho valeu a pena”, finaliza.

Veja o Vídeo oficial da TMC Dumont:

 

Informações e imagens: Linkpress

2018-03-29T17:33:32+00:00 29 Março - 2018|Tags: , , |

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: