Andrea Dovizioso e sua Ducati venceram uma corrida disputadíssima onde o revezamento na ponta aconteceu até a última curva

Dovizioso cruza a bandeirada com uma diferença de apenas 23 milésimos de segundos para Márquez

Dovizioso cruza a bandeirada com uma diferença de apenas 23 milésimos de segundos para Márquez

E deu Ducati na primeira corrida da MotoGP de 2019. A abertura da temporada no Circuito Internacional de Losail, no Catar, não poderia ter sido mais emocionante. Uma corrida disputadíssima, com ultrapassagens e revesamentos na primeira colocação até o final. Uma curva antes, era Marc Márquez quem estava na ponta. Mas foi no último gás que Andrea Dovizioso conseguiu passar linha de chegada em primeiro com uma diferença de apenas 23 milésimos para Márquez.

Em terceiro ficou o britânico Cal Crutchlow. Aliás um terceiro lugar também tão suado quanto os dois primeiros. Álex Rins que chegou na quarta colocação, chegou a liderar em pelo menos dois momentos. Valentino Rossi ficou com a quinta colocação, mas chegou em uma corrida de recuperação. O mesmo não se pode dizer de seu companheiro de equipe. Maverick Viñales largou na pole e terminou em sétimo.

MotoGP 2019: Dovizioso vence Marquez por 23 milésimos de segundos

Outro que estava sendo bastante aguardado, o espanhol Jorge Lorenzo, fez sua estreia na Honda, mas não chegou a se destacar, chegando em 13º. De toda forma, os 15 primeiros colocados finalizaram com uma diferença de apenas 15 segundo e 93 milésimos. Este foi  top-15 mais compacto em 70 anos de MotoGP.

Apesar da vitória, a corrida ficou sob investigação. As outras equipes denunciaram a Ducati de utilizar um ‘winglet’ ilegal na parte traseira da moto. Segundo a denúncia, acredita-se que o novo dispositivo seja usado na tentativa de resfriar o pneu traseiro.

O "winglet" - sob investigação - no detalhe

O “winglet” – sob investigação – no detalhe

Porém, a MotoGP rejeitou a reclamação e manteve o resultado da prova após inspeção dos diretores técnicos nas motos da Ducati. O próximo Grande Prêmio acontece na Argentina dia 31 de Março.

Acompanhe os final emocionante, diretamente do twitter do vencedor, Andra Dovizioso.