Ouviu barulho no motor da moto? Descubra o que pode ser!

/, Notícias/Ouviu barulho no motor da moto? Descubra o que pode ser!

Os amantes de motos estão sempre de olho nos barulhos feitos pelo motor. Afinal, qualquer som estranho pode indicar que há algo errado com sua Honda (ou outro modelo de moto).

O fato é que é normal que o motor da moto emita alguns ruídos. Afinal, são várias peças de metal que entram em atrito quando o veículo é colocado em funcionamento.

No entanto, assim como acontece com os computadores, há certos barulhos que indicam como vai a saúde da sua motocicleta e estão bem longe de estar dentre aqueles ruídos considerados normais.

Tanto que, algumas oficinas contam com uma espécie de estetoscópio, apenas para ouvir melhor os barulhos emitidos pelo motor. Em outras, o scanner de motos é o aparelho utilizado para diagnosticar o que há de errado.

De qualquer forma, qualquer barulho que não seja comum ao motor da moto exige maior atenção. Como um bom conhecedor desses veículos, você sabe quais ruídos são normais e não se preocupa com eles.

Agora quando surgem outros sons desconhecidos, é hora de levar sua moto para a oficina mecânica.

Para ajudar você que é um amante de motos e está preocupado com barulhos estranhos, trazemos alguns dos significados mais comuns para os ruídos anormais no motor da sua moto Honda CB:

 

Sistema de escape ou de admissão

 O sistema de escape é responsável por expelir os gases que são queimados dentro do motor.

Quando o problema se encontra no sistema de escape ou admissão da moto é comum ouvir barulhos que se assemelham a tiros, o que também chamamos de estouros no escapamento.

Ocorre devido a um vazamento de ar em algum ponto desse sistema, que precisa ser corrigido para que o ruído pare. Resumidamente, esse vazamento acontece por um furo no escapamento.

Cabeçote

 O cabeçote da moto tem como função levar o ar e o combustível para dentro dos cilindros.

Quando há falta de lubrificação nessa região é comum ouvir um barulho diferente vindo do motor. Ou seja, as peças ficam batendo umas nas outras ou entram em atrito, devido à falta de lubrificação.

É uma situação que exige manutenção imediata e pode até mesmo tornar o veículo perigoso para o condutor. Faz aparecerem folgas entre as peças internas do motor e gera seu desgaste.

Correia dentada

 Barulhos estranhos vindos do motor de motos usadas podem indicar também um problema na correia dentada.

Essa peça faz parte do sistema de transmissão das motos e é muito importante, tanto que deve receber lubrificação periódica.

Quando há algum problema com esse componente, é comum ouvir ruídos que se assemelham a estalos ou a um chocalho metálico. Principalmente se esse barulho é acompanhado pelo de metal sendo arranhado.

É possível que haja desgaste e folga na correia dentada e é preciso fazer sua manutenção ou substituição. Nesse último caso, além da correia será preciso trocar também a coroa e o pinhão.

Rolamentos

 Os rolamentos também avisam quando estão com algum problema e geralmente emitem estalos que aumentam e diminuem, de acordo com a rotação do motor.

Quando precisam ser substituídos é comum que travem em alguns pontos, o que irá causar o barulho semelhante a estalos. E esses estalos continuam, conforme o veículo segue em movimento.

Se perceber esse tipo de ruído o ideal é levar a moto a oficina, para que seja feita a substituição da peça. Inclusive, porque a correia dentada também pode estar apresentando problemas.

Embreagem

 A embreagem pode ser a responsável pelos barulhos estranhos vindos do motor da sua moto. Nesse caso, o som se assemelha muito a um “teco-teco”, principalmente quando é feita a troca das marchas.

Válvulas com folga ou batendo entre si são as responsáveis por esse som.

No entanto, quando o problema se encontra nas embreagens, não é apenas o barulho que incomoda o condutor. É possível observar também um aumento no consumo de combustível e da vibração nas pedaleiras.

A troca de borrachas internas pode resolver o problema, além de verificar como se encontra o cabo de embreagem, pois ambos podem ser responsáveis pelo barulho.

Bronzina

 A bronzina é uma peça que tem como objetivo reduzir o atrito e apoiar peças giratórias do motor.

Podem ser chamadas também de buchas ou casquilhos e serem responsáveis por barulhos vindos do motor da moto.

Quando o barulho parece vir da bronzina, o problema pode estar relacionado ao desgaste das peças giratórias que compõe o motor ou até mesmo de problemas de montagem (quando a peça já foi trocada anteriormente, por exemplo).

Como você pode ver, barulhos vindos do motor da moto exigem atenção. Pois assim como podem se tratar se sons convencionais que acontecem quando o veículo é ligado, pode se tratar também de algum problema.

A grande maioria dos amantes de motos consegue identificar quando se trata de um som considerado normal ou de algo que exige atenção. Ainda assim, é interessante observar outros sintomas. Barulhos anormais incomodam o condutor e parecem estouros, metal sendo arranhado e até mesmo estalos que não param.

Sem contar que, em alguns casos, os barulhos no motor são acompanhados de outros problemas, como o aumento no gasto do combustível utilizado pela motocicleta.

Então, se observar qualquer som que não era emitido por sua moto anteriormente, o ideal é levá-la até a oficina mecânica. Pense que, em alguns casos, como problemas no cabeçote o veículo pode até mesmo se tornar perigoso para o condutor, aumentando o risco de acidentes.

Na oficina, o mecânico irá fazer um diagnóstico do motor da moto e juntamente com o uso de um scanner ou outras ferramentas, e do seu relato sobre o tipo de barulho emitido pelo veículo, poderá fazer a troca e manutenção de peças.

Resumidamente, podemos dizer que motocicletas devem passar constantemente por revisões e seus proprietários devem estar atentos a qualquer anormalidade, principalmente aquelas relacionadas aos ruídos do motor.

Agora você já sabe o que pode significar um barulho estranho vindo do motor da sua moto! Não deixe de compartilhar esse artigo em suas redes sociais para que seus amigos também saibam mais sobre o assunto!

2018-09-18T22:14:11+00:00 19 setembro - 2018|Tags: , , |

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: