A 97ª edição da subida de Pikes Peak teve uma fatalidade. Carlin Dunne, piloto escolhido para estrear a nova Ducati Streetfighter V4, morreu depois de sofrer um acidente quando estava prestes a passar a linha de chegada.

De acordo com  testemunhas, Dunne perdeu o controle da moto a poucos metros da linha de chegada depois de passar por um buraco e caiu de uma ribanceira. O piloto americano  liderava todas as parciais anteriores e estava a obter um novo recorde, além da vitória nesta edição. A chegada em Pikes Peak está a 4300 metros acima do nível do mar.

Pikes Peak: trágico acidente tira a vida de piloto da Ducati
A Ducati americana e a organização de Pikes Peak, soltaram o seguinte comunicado oficial:

“A diretoria do Pikes Peak International Hill Climb, juntamente com a Ducati North America, compartilham a tristeza e a dor da família, amigos e fãs de Carlin Dunne pela sua morte prematura.

Ao longo dos 97 anos que esta corrida única foi conduzida na America’s Mountain, nós experimentamos a maior alegria na vitória, a decepção do fracasso e agora, o inesperado desgosto pela perda de um competidor, cujo amor pela corrida o trouxe para Pikes Peak. Nós lamentamos a trágica morte de Carlin e ele permanecerá em nossos corações para sempre como parte da família Pikes Peak International Hill Climb. Carlin será lembrado como um mentor caloroso com um espírito competitivo. Ele era um homem gentil e atencioso que tocava todos que o conheciam. Sempre nos lembraremos de seu sorriso contagiante e genuíno amor pelo esporte.”

A Ducati já havia vencido a prova outras oito vezes, respectivamente nos anos de 2018, 2014, 2013, 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008. A  versão em série da Streetfighter V4 estava sendo preparada para ser apresentada no EICMA 2019.
Ducati Streetfighter V4

Ducati Streetfighter V4