terça-feira, 16 abril 2024
English Portuguese Spanish

SuperBike Brasil: Próxima etapa em Curitiba

Curitiba volta a ser palco do Super Bike Brasil
Curitiba volta a ser palco do Super Bike Brasil

Traçado de Curitiba tem dois ‘S’ e uma das maiores retas do país

O SuperBike Brasil está de malas prontas rumo à capital paranaense para a disputa da 6ª etapa do campeonato, prova que será realizada no Autódromo Internacional de Curitiba no dia 11 de setembro. Desde 2014 sem visitar a praça, quando Maico Teixeira (#36), da equipe Honda, foi o mais rápido e venceu a etapa, esta corrida promete ser emocionante, trazendo grandes pegas e pilotos já familiarizados com o circuito. Para revelar alguns dos segredos desta pista, nada melhor do que a avaliação de duas grandes feras do motociclismo brasileiro e que moram na cidade de Londrina (PR): Wesley Gutierrez (#134), da equipe Kawasaki Racing Team, e o atual campeão, Diego Faustino (#68), da Honda.

O traçado do Autódromo Internacional de Curitiba é avaliado pelos dois como ‘bastante técnico’, o que se assemelha à Interlagos. Porém, algumas diferenças são notórias. Logo na largada, uma grande reta com 980 metros de extensão acaba abruptamente num dos trechos de menor velocidade, o primeiro ‘S’. Por sinal, o traçado tem dois ‘Esses’. Faustino conta que o primeiro, o de baixa, demanda menor velocidade em comparação ao do Autódromo de Interlagos. Já o segundo, realizado em descida, permite maior desenvolvimento.

De maneira geral, o circuito é repleto de curvas de alta, algumas de baixa e com uma das maiores retas entre os autódromos brasileiros, o que leva também a uma velocidade final superior a de Interlagos. Ou seja, destaca Wesley, exige frenagens intensas e acelerações rápidas. Além disso, explica o piloto da equipe Kawasaki Racing Team, por ser uma pista com bastante ondulação é preciso que os mecânicos e competidores dediquem atenção especial aos ajustes de suspensão para que se alcance os melhores resultados.

O circuito: 3.695 metros divididos em 11 curvas – sete à direita e quarto à esquerda – e três retas, sendo a maior com 980 metros

Principais curvas:

“S” de baixa: Sequencia de curvas em forma de “S” no final da reta principal. Exige grande redução de velocidade

Junção: Também chamada de entrada do miolo, é uma curva à direita, em duas partes, onde o piloto cerra o punho e faz em plena aceleração

“S” de alta: Sequencia de curvas de raio longo, em descida e com pouca visibilidade. Geralmente é feita em plena aceleração

Pinheirinho: A mais técnica de todas. No formato de um ‘cotovelo’, é uma curva à esquerda de baixa velocidade

Vitória: É a curva que antecede a grande reta, de raio longo e alta velocidade

Autódromo Internacional de Curitiba – Foto: Nei Quadros
Autódromo Internacional de Curitiba – Foto: Nei Quadros

Direção muda de ideia e desiste de fechar Autódromo Internacional de Curitiba

Após uma reviravolta, o Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais, não será mais fechado no final de 2016. Pelo contrário, o local continuará recebendo corridas por tempo indeterminado. Para alívio dos fãs de automobilismo e claro, motociclismo.
Segundo notícia publicada na Gazeta do Povo, para a felicidade dos amantes das corridas, este cenário mudou radicalmente. “Em função das boas perspectivas de futuro, vamos manter o autódromo por tempo indeterminado”, confirma Jauneval de Oms, o Peteco, presidente da AIC. Peteco revela apenas que a transformação do lugar em um empreendimento imobiliário se ‘tornou inviável’.

É uma notícia importante para o estado do Paraná e para o automobilismo brasileiro. São poucos os autódromos que existem hoje no país e muitos estão prestes a fechar. Hoje já existem uma comunidade independente de equipes, pilotos e negócios satélites no Paraná”, prossegue.

Ainda em novembro de 2015, surgiu a informação de que o AIC estava prestes a fechar. Em janeiro de 2016, a direção do autódromo oficializou o fechamento. Inicialmente, a data para o fim das atividades automobilísticas do local foi marcada para junho de 2016. Em seguida, a direção do autódromo confirmou o adiamento do prazo para dezembro. Agora a última notícia de que continuará recebendo as corridas.

Com informações: Gazeta do Povo e Super Bike Brasil

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttp://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.

Relacionados

Deixe uma resposta

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.