A Triumph lançou no mercado brasileiro no último dia 17, a novíssima Tiger 900, que chega para revolucionar o segmento Adventure.

Inteiramente transformado, o modelo foi desenvolvido para substituir a bem-sucedida Tiger 800, uma lenda do motociclismo mundial, e se tornar uma nova referência no segmento das motocicletas Adventure.

A Tiger 900 Rally Pro foi projetada para oferecer o máximo em aventuras off-road, com capacidade e conforto focados no fora de estrada.
A Tiger 900 Rally Pro foi projetada para oferecer o máximo em aventuras off-road, com capacidade e conforto focados no fora de estrada.

A nova moto chega às concessionárias em duas versões: Tiger 900 GT Pro (R$ 57.990,00) e Tiger 900 Rally Pro (R$ 59.990,00). Estes preços são promocionais para o primeiro lote de lançamento da linha – em torno de 70 unidades montadas na fábrica de Manaus (AM) no início do ano.

A partir de 1º de julho, os preços da nova Tiger 900 serão reajustados. A principal diferença entre os dois modelos é a sua proposta de uso. A Tiger 900 Rally Pro foi projetada para oferecer o máximo em aventuras off-road, com capacidade e conforto focados no fora de estrada. Já a Tiger 900 GT Pro tem um perfil voltado para aventuras mais urbanas e viagens de longa distância com foco no on-road.

“Estamos muito animados com esse lançamento, que vinha sendo um dos mais aguardados dos últimos tempos, sobretudo no mercado nacional. O Brasil é o maior consumidor da Linha Tiger 800 no mundo, entre todas as nossas subsidiárias”, explica Renato Fabrini, General Manager da Triumph. Além disso, vale lembrar, a Tiger 800 foi líder de vendas durante vários anos no Brasil. Até o final de 2020, a fabricante inglesa planeja comercializar 2.700 unidades do modelo no País.

Projetada para estabelecer uma nova referência na sua categoria, proporcionando a máxima aventura em cada pilotagem, a Tiger 900 foi completamente modificada em relação à Tiger 800, ganhando um motor triplo de 900 cc com respostas mais imediatas, um incrível padrão de acabamentos, equipamentos e especificações, nova tecnologia de pilotagem melhorada, um novo estilo e uma nova atitude ainda mais agressiva.

Além disso, a Tiger 900 está significativamente mais leve que os modelos anteriores, garantindo que ela seja a moto Adventure de médio porte mais capaz, ágil e dinâmica do planeta.

A Tiger 900 GT Pro tem um perfil voltado para aventuras mais urbanas e viagens de longa distância com foco no on-road.
A Tiger 900 GT Pro tem um perfil voltado para aventuras mais urbanas e viagens de longa distância com foco no on-road.

Moto de aventura com a história mais longa do mundo

A Triumph Tiger tem uma história incrivelmente rica, com uma linhagem de modelos off-road que fazem sucesso no mundo todo há mais de 80 anos. A partir de 1936, com os primeiros modelos de competição da Tiger, esse nome passou a desempenhar um papel significativo no estabelecimento da categoria Adventure – de corridas a ralis e ao nascimento e à explosão das viagens de aventura.

Lançada em 2010, a Tiger 800 estabeleceu uma posição de liderança no segmento Adventure de motos de médio porte, com manuseio neutro e preciso, motor de três cilindros rico em torque e acessibilidade a todos os tipos de pilotos. Em janeiro de 2018, durante o programa de desenvolvimento desse novo modelo, o protótipo Tiger Tramontana mostrou ao público que assistia o tradicional PanAfrica Rally um pouco do estilo agressivo e do equilíbrio que teria a então futura Tiger 900.

O novíssimo motor de 900 cc, com capacidade e desempenho maiores, agora é totalmente compatível com o Euro 5 (conjunto de normas regulamentadoras da Europa que visa a diminuição da emissão de poluentes dos veículos) e possui uma nova ordem de ignição exclusiva, oferecendo maior personalidade e comando de pilotagem.

O resultado é aumento do ruído de admissão sob carga, respostas muito mais ágeis do motor, um ronco incrivelmente distinto, maior maneabilidade e mais facilidade na redução das marchas. Com isso, a nova Tiger 900 oferece um estilo de aceleração, um ronco do motor e as sensações ao reduzir as marchas típicos de uma autêntica Twin (dois cilindros), ao mesmo tempo em que preserva totalmente o torque, o comando e as potências oferecidas nas faixas intermediária e máxima tradicionais de um propulsor de três cilindros.

O novo motor oferece um pico de torque 10% maior do que os modelos Tiger 800 anteriores – agora são 87 Nm (a 7.250 rpm), com redução de torque aprimorada e em todas as rotações. A potência também aumenta em todas as faixas de rotações, com 9% a mais na faixa intermediária e um pico de potência de 95 cv (a 8.750 rpm).

Isso tudo, combinado, proporciona uma aceleração mais ágil, superando significativamente o modelo Tiger 800 da geração anterior e também a concorrente mais próxima. E mais: esse ganho de desempenho vem acompanhado de um ronco do motor muito mais agressivo e envolvente.

Triumph Tiger 900 chega ao Brasil

Tecnologias de pilotagem de última geração

A nova linha Tiger 900 apresenta um avanço significativo em sua tecnologia de pilotagem, com recursos de última geração, incluindo:

  • Novos instrumentos TFT de sete polegadas líderes da categoria. Recurso disponível como item de série nos dois modelos. Os novos e maiores instrumentos TFT apresentam informações ao piloto em quatro estilos diferentes, com total clareza. Há também quatro opções de cores diferentes para escolher e versões de alto/baixo contraste para excelente visibilidade em todas as condições de iluminação. A nova tela TFT de sete polegadas agora está colada ao vidro para obter uma imagem mais nítida, sem camada reflexiva.
  • Sistema de Conectividade My Triumph. Também disponível de série nos dois modelos. O novo painel de instrumentos TFT já vem de fábrica com o Sistema de Conectividade My Triumph, conectado ao telefone celular do piloto por meio da tecnologia Bluetooth, que permite atender chamadas telefônicas, selecionar músicas no celular, navegar passo a passo pelo Google (buscando pontos de interesse na região) e ainda controlar a câmera GoPro – tudo isso, facilmente, por meio de indicadores na tela TFT.
  • Novo sistema de freios ABS otimizado para curvas e controle de tração com IMU. De série nos dois modelos. O novo sistema de freios ABS otimizado para curvas e o controle otimizado da tração nas curvas são ativados por meio de uma Unidade de Medição de Inércia (IMU), desenvolvida em conjunto com a empresa Continental. Isso permite a seleção automática do nível adequado de intervenção do controle de ABS e do controle de tração, medindo constantemente as taxas de balanço, inclinação, esterçamento e aceleração para calcular o ângulo de inclinação. Este sistema de tecnologia totalmente integrado garante maior estabilidade de pilotagem o tempo todo.
  • Modos de pilotagem. São seis modos de pilotagem no modelo Rally Pro (“Rain”, “Road”, “Sport”, “Off-Road” “Configurável pelo Piloto” e “Off-Road Pro”). Os modos de pilotagem ajustam as configurações de resposta do acelerador, dos freios ABS e do controle de tração para proporcionar o máximo controle ao piloto em todas as condições de pilotagem. Um novo recurso, chamado “Antiparalisação”, nos modos “Off-Road” e “Off-Road Pro” aumenta automaticamente as rotações de marcha lenta para evitar paradas. O modo de pilotagem “Off-Road Pro”, exclusivo do modelo Rally Pro, é a configuração off-road mais extrema da Triumph para aventuras fora de estrada avançadas, com freios ABS e controle de tração desativados e um mapa de aceleração off-road. No modelo GT Pro, são cinco modos de pilotagem: “Rain”, “Road”, “Sport”, “Off-Road” e “Configurável pelo Piloto”.
  • Nova iluminação inteira em LED. Farol, lanternas, luzes indicadoras e faróis de neblina agora são feitos em LED, oferecendo maior luminosidade para o piloto – o que amplia bastante a sua segurança ativa.
  • Novo sistema de Auxílio de Troca de marcha Triumph (TSA – Triumph Shift Assist). Disponível de série nos dois modelos, o novo recurso foi melhorado, permitindo mudanças de marchas rápidas para cima e para baixo, suaves e confortáveis, sem o auxílio da embreagem, enquanto o piloto mantem a posição do acelerador. Essa tecnologia reduz a fadiga do piloto e melhora a pilotagem.
  • Novo armazenamento seguro para celular com carregamento USB. Outro item que vem de fábrica nos dois modelos. Trata-se de um local seguro, fechado, sob o assento, que abriga uma prática tomada USB de 5V, para permitir o uso ininterrupto do sistema de conectividade My Triumph e manter o telefone celular sempre carregado.
  • Mais requinte e sofisticação. Para maior conforto e conveniência do piloto, os dois modelos possuem interruptores iluminados com um joystick de cinco direções, controle eletrônico de velocidade de cruzeiro, manoplas aquecidas, assentos aquecidos (com controle de passageiro separado) e sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).

Triumph Tiger 900 chega ao BrasilPor: g6comunicacao

Deixe uma resposta