Entre as aulas práticas e teóricas, o processo da moto-escola à habilitação costuma ser cheio de detalhes

Tudo o que você precisa saber sobre moto-escola

Aprender a pilotar uma motocicleta requer atenção e cuidado. Muitos motoristas acreditam que por serem habilitados e já terem andado de bicicleta durante a sua infância, estão aptos para pilotar motos e isso nem sempre acontece dessa maneira.

Muitos aprendizes começam da forma contrária, ao invés de se matricular em uma moto-escola, apenas compram motos usadas em Curitiba e saem pilotando. Via de regra, isso dá certo, mas na hora de fazer um teste no Detran, complica e muito a vida do examinado, já que junto com a prática vem alguns vícios que não são aceitos na prova.

Pilotar uma moto, assim como dirigir um carro requer muita responsabilidade por parte do condutor. É preciso mais que saber as regras de trânsito, é preciso aplica-las, mesmo que elas pareçam excessivas, o intuito das leis é coibir os acidentes de trânsito. E no caso dos motociclistas, eles sempre levam a pior nesse quesito.

Você está querendo tirar sua carteira de habilitação na categoria A para sair pelas ruas pilotando a sua moto? Então confira algumas dicas importantes que você tem que saber antes, durante e depois do processo da moto-escola. Vamos lá?

A burocracia é a parte fundamental

Tudo começa pela documentação. É preciso ter 18 anos completos e se matricular em uma moto-escola para iniciar o processo. A primeira ação é o agendamento junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da sua cidade para o agendamento do teste teórico e prático.

Para que escola faça a marcação dos testes, o aluno precisa apresentar o documento original de RG e CPF, além de uma cópia de cada um. É necessário também a entrega de um comprovante de residência no nome do aluno ou dos pais, com até três meses anteriores a data.

Nessa fase inicial o aluno precisa fazer a opção entre a habilitação na categoria A, para conduzir veículos de 2 e 3 rodas; na categoria B, para veículos com até 8 lugares; e na categoria AB, que compreendem as duas modalidades.

Depois da coleta das digitais do aluno, é realizado o exame psicológico e médico, para aferir as condições físicas e mentais do candidato. Na sequência, depois de cada aprovação, serão realizados os testes teóricos e práticos, respectivamente.

Prova teórica

O aluno precisa frequentar o curso teórico composto por módulos de legislação, infrações de trânsito, primeiros-socorros e mecânica básica, num total de 45 horas-aula. Na prova, o candidato precisa ter um percentual de acerto de 70% das questões para ser aprovado.

Prova prática

Você não pode fazer a prova com a moto Ducati dos seus sonhos! Mas tudo bem, se especialize na CG Titan que tudo vai dar certo. A parte prática é composta por 25 horas de aula, sendo que ao menos 5 horas precisam ser no período noturno, para dar mais segurança e experiência ao aluno na hora de pilotar nesse horário.

A prova prática é realizada em um circuito fechado dentro do pátio do Detran, onde o candidato precisa atender aos requisitos de realização do teste. Se o aluno estiver tirando carteira para carro também, via de regra, a prova não acontece no mesmo dia para evitar o stress para os alunos.

Na prática, evite ficar atrás dos carros quando estão em movimento

É um erro quando o motociclista está circulando numa via e fica sempre atrás dos veículos, principalmente quando está a uma distância mais curta. Os carros podem frear bruscamente e isso pode ocasionar acidentes.

Se você estiver trafegando atrás de carros ou caminhões, fique sempre mais na proximidade da faixa, usando os cantos, assim você pode ser visto pelo espelho e evitar os acidentes. Fique sempre atento, em caso de frenagem, tente sair pelo corredor para não bater na traseira.

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Cuidados na pilotagem

Lembre-se sempre que o para-choque da sua motocicleta sempre será o seu peito, por isso, todo e qualquer acidente pode trazer consequências graves ao motociclista. Por isso, fique de olho também nas motos, colisões entre esses veículos também podem acontecer e costumam ser bastante violentas, mesmo em baixa velocidade.

Evite pilotar quando estiver com sono ou muito cansado. Se tiver ingerido drogas ou bebidas alcoólicas, nem pensar, isso é contra a lei e ainda por cima, pode causar graves acidentes. Se você tiver também sob o efeito de fortes emoções, evite a pilotagem, isso não será uma atitude segura!

Nunca, mas nunca esqueça os equipamentos de segurança

Não importa se você vai dar uma volta na esquina com uma Harley-Daivdson ou com uma Honda Biz, use sempre equipamentos de segurança. Quantas vezes você não ouviu histórias de pessoas que perderam a vida porque sofreram um acidente de motocicleta do lado de casa? Esse fato é mais corriqueiro do que imaginamos, pois é o momento que estamos sempre mais relaxados e por isso, mais expostos ao risco.

Então não importa o trajeto ou o tempo que você ficará em cima da motocicleta, use sempre o capacete, não pilote usando chinelas de dedo e se possível se equipe com acessórios para os braços e pernas. Pode parecer excesso, mas na verdade é zelo com a sua própria vida. Os acidentes envolvendo motocicleta costumam deixar sequelas em suas vítimas.

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Sempre de farol aceso

Essa é uma daquelas dicas que você não recebe quando está na moto-escola, mas que na prática faz muita diferença. A moto é um veículo estreito e que transita em uma velocidade superior à dos carros no trânsito dentro das cidades. Por isso mesmo, existem vários pontos cegos, em que os motoristas não conseguem enxergar as motos pelo espelho.

Se você transitar sempre com a luz ligada, as chances de você ser percebido pelos motoristas é muito menor. Tudo que você puder fazer para evitar acidentes, será muito bem-vindo para a construção de um trânsito mais seguro.

Que tal, gostou deste texto sobre tudo que você precisa saber sobre moto-escola? Então que tal compartilhar este post com os seus amigos nas suas redes sociais! Afinal, quem quer tirar carteira de moto precisa saber algumas dicas extras.