Ténéré XT660Z: Yamaha encerra a produção na Europa.

 

A Yamaha Europa confirma o encerramento da linha de montagem de uma das bigtrails mais tradicionais da marca a Ténéré XT660Z.
A princípio, a Ténéré e a  XJR1300 não deverão fazer parte da linha 2017. Elas devem ser substituídas por motos da linha MT.
A XJR1300 foi reformulada há pouco tempo, mas mesmo assim terá a produção suspensa. Essa moto é tradicionalíssima na Europa. Apesar de para nós aqui no Brasil ser uma total desconhecida, já existe por lá há pelo menos 20 anos.
Ténéré XT660Z: Yamaha encerra a produção na Europa.
Yamaha XJR1300 – Clássica na Europa
A notícia foi divulgada para a Yamaha européia, mas pelo andar dos fatos, outros mercados deverão ser atingidos também.
A explicação pela suspensão das motos acontece devido as restrições da Euro4 – novas regras que definem os níveis de poluição e ruídos – para veículos europeus.
Uma possível candidata a susbstituir a Ténéré é a MT 700 Tracer, já de acordo com as novas normas européias ou até um estudo para outra Ténéré.
Ténéré XT660Z: Yamaha encerra a produção na Europa.
Projeção da revista francesa Moto Revue para uma nova Ténéré 700

Uma nova Ténéré

Segundo a revista de motociclismo francesa Moto Revue esta seria uma projeção de como pode ficar a nova Big Trail Ténéré 700, derivada da crossover Tracer 700.
Sem dar muitos detalhes, a principal mudança deve estar na motorização, com um motor bicilíndrico, que atende as normas antipoluição da Europa.
Com informações: Moto-Station e Noticias Motociclisticas