Protagonistas no cenário mundial das competições de motocross, rali e enduro, a família CRF de motocicletas de competição está disponível no Brasil. Representadas pelas CRF 450 e CRF 250, maiores representantes da linha de off-road da Honda, com valores a partir de R$40.590.

Honda atualiza linha CRF 2019 com novos modelos focados em competição

2019 Honda CRF450RX

A linha CRF 450, a mais poderosa off-road de competição da Honda, poderá ser encontrada em três versões:  CRF 450X, CRF 450R e CRF 450RX. Já a ágil família CRF 250, terá no Brasil os modelos CRF 250R e CRF 250RX. Todas elas projetadas visando atender tanto os mais exigentes pilotos profissionais, como exaltar as capacidades dos praticantes do off-road.

Três modelos merecem destaque especial: a totalmente renovada CRF 450X e as novas CRF 250RX e CRF 450RX. As primeiras são um genuíno passaporte para o mundo do esporte fora de estrada de alto nível. As CRF 450RX e CRF450X, em versão 2019, receberam muitos aperfeiçoamentos, resultando em motocicletas ainda mais competitivas, mas que souberam preservar o caráter múltiplo, capaz de atender tanto as expectativas dos mais experientes pilotos de rali e enduro, como as daqueles que desejam uma moto de altíssima especificação para as trilhas de final de semana.

Já a inédita CRF 250RX, derivada da CRF 250R de motocross, e inspirada na “irmã maior” CRF 450RX, é direcionada a pilotos que preferem e/ou necessitam da imensa agilidade que uma 250 pode oferecer. Sua maneabilidade aliada ao peso reduzido, pronta resposta ao acelerador e eficácia de suspensões e freios são elementos fundamentais para enfrentar terrenos desafiadores.

Na sequência, a descrição das cinco novas integrantes da linha Honda CRF 2019. Importadas do Japão, tais modelos contam com o apoio da maior rede de concessionários presente no território brasileiro, com mais de 1.100 pontos de venda.

Honda atualiza linha CRF 2019 com novos modelos focados em competição

2019 Honda CRF450R

HONDA CRF 450R

Projetada para a prática do motocross, a versão 2019 da CRF 450R estreia um novo chassi e balança de suspensão traseira, plenamente adequados para suportar toda a força do motor que ganhou torque e potência máxima.

Mais leve que sua predecessora de 2018 – quase um quilo a menos – a CRF450R inaugura na linha 2019 o HRC Launch Control, sistema eletrônico de auxílio à largada selecionável em três níveis: 1º Muddy (lama)/Beginner (iniciante), 2º Dry (seco)/Basic ou 3º Dry/Expert. O motor também permite escolher, por meio do  EMSB – Engine Mode Select Button, entre três níveis diferentes de emissão de potência – Standard, Smooth (suave) ou Agressive.

Completam as principais novidades da CRF 450R 2019 o novo guidão Renthal Fat Bar ajustável em quatro posições, o par de ponteiras de escape mais longas e o tanque de combustível em titânio, que auxilia de maneira inequívoca a redução da massa. A CRF 450R pesa apenas 112 kg.

HONDA CRF450RX

A mais elaborada Honda para a prática enduro, a CRF 450RX, deriva diretamente da CRF 450R de motocross. As diferenças se concentram à roda aro 18” (aro 19” na CRF 450R), tanque de combustível de plástico e com maior capacidade (8,5l contra 6,3l) e a existência do cavalete lateral em alumínio forjado.

Como na irmã “R”, a CRF 450RX se vale do renomado motor monocilindro SOHC Unicam, dotado do HRC Launch Control e do Engine Mode-EMSB em três níveis. Outro ponto em comum à ambas é o guidão Renthal, os aros de alumínio pretos e o sistema de partida elétrica. O peso em ordem de marcha é de 116 kg.

Honda atualiza linha CRF 2019 com novos modelos focados em competição

2019 Honda CRF450X

HONDA CRF 450X

Nova em cada detalhe, a CRF 450X é uma genuína integrante da família das Honda CRF 450 de competição, distinguindo-se, porém, em itens que a tornam ideal para uso intensivo – leia-se muitas horas ao guidão –, típicas dos ralis. Por conta disso, o motor SOHC e é dotado de ventoinhas nos radiadores, o que auxilia na manutenção do equilíbrio térmico e, consequentemente, na confiabilidade.

Outro diferencial da CRF 450X é o câmbio de seis marchas – cinco na CRF 450R e CRF 450RX – e a presença de um conjunto de carenagem/number plate com farol e quadro de instrumentos dotado de velocímetro, dois hodômetros, indicador de consumo instantâneo, médio e autonomia restante. O peso em ordem de marcha da CRF 450X é de 125 kg.

Honda atualiza linha CRF 2019 com novos modelos focados em competição

2019 Honda CRF250RX

HONDA CRF 250R

No motocross, a categoria 250 é reconhecidamente a mais equilibrada, na qual detalhes fazem a diferença entre vitoriosos e derrotados. No projeto da Honda CRF 250R 2019 o conceito de que um bom começo é meio caminho andado para o sucesso foi levado a sério: equipada com o HRC Launch Control, a CRF 250R será sempre forte candidata a título em qualquer disputa, com o piloto podendo escolher entre três níveis – Muddy, Dry e Dry/Expert. Como na CRF 250RX, a “R” também possibilita três ajustes de motor via EMSB – Engine Mode Select Button.

O moderno monocilindro DOHC, igual ao da CRF 250RX, tem ajuste que privilegia a transmissão de potência ao solo de maneira mais agressiva, característica desejável no motocross. Também o ajuste das suspensões Showa é mais rígido que na CRF 250RX assim como a roda traseira é de 19” (18”na CRF 250RX). Um diferencial particular na CRF 250R é o tanque de menor capacidade (6,3l) feito em titânio, o que faz dela a mais leve da família: apenas 108 kg em ordem de marcha.

HONDA CRF 250RX

Grande novidade do segmento trail/enduro mundial, a CRF 250RX exalta o potencial típico das 250, com grande adequação a terrenos mais difíceis e a pilotos de menor experiência e porte físico.

Uma 250 é caracterizada por ser uma máquina ágil e fácil de ser levada em trilhas técnicas, o que torna a pilotagem menos estressante e eficaz. Derivada da CRF 250R de motocross, a CRF 250RX utiliza o mesmo chassi e motor, que, porém, tem acerto diferente resultando em respostas menos agressivas ao acelerador. Mesmo assim, o sofisticado monocilindro DOHC com quatro vávulas de titânio e alimentado pelo sistema PGM-FI.

Como nas CRF 450R e CRF 450RX, também estão presentes na CRF 250RX o EMSB – Engine Mode Select Button, com três diferentes mapeamentos do motor, e o HRC Launch Control System com os mesmos três níveis de auxílio a largada.

O tanque de plástico tem capacidade de 8,5 litros e possibilita autonomia de aproximadamente 65 km. Cavalete lateral de alumínio forjado e a partida elétrica, mais do que itens de comodidade, são fundamentais para uma verdadeira off-road de última geração. Com peso em ordem de marcha de referência – apenas 111 kg – a CRF 250RX é seguramente a mais moderna e competitiva motocicleta de sua categoria.

Honda atualiza linha CRF 2019 com novos modelos focados em competição

Equipamentos comuns à todas as CRF:

  • suspensão dianteira upside-down Showa SPG 49mm,
  • suspensão traseira Pro-Link Showa
  • injeção eletrônica PGM-FI
  • partida elétrica
  • bateria 12V de Li-ion
  • discos de freio de 260mm (dianteiro) e 240mm (traseiro)
  • rodas de alumínio DID pretas

Com esses cinco novos modelos, a Honda reafirma o seu compromisso com a evolução e com o reforço contínuos de sua família CRF, com um modelo off-road dedicado para cada tipo de piloto e entusiasta.

Os novos modelos voltados para competição da linha CRF têm preço público sugerido de:

CRF 250R –   R$40.590
CRF 250RX – R$41.990
CRF 450R –   R$43.590
CRF 450X –    R$44.590
CRF 450RX –  R$44.990

Por: Imprensa Honda