Pilotos Yamaha ficam entre os top five na abertura do Mundial de Motocross
Foto: Yamaha Racing

Na etapa de abertura da temporada 2018, realizada na Patagônia Argentina, Van Horebeek e Febvre ficam respectivamente com a quarta e quinta posições, e empatam na pontuação geral.

A temporada do Mundial de Motocross 2018, MXGP,  começou bem para os pilotos da Monster Energy Yamaha Factory Racing Team. Na primeira etapa do ano, Jeremy Van Horebeek e Romain Febvre conquistaram respectivamente o quarto e quinto lugares, empatando na pontuação geral com 34 pontos cada um.

A rodada de abertura do Campeonato Mundial FIM Motocross ocorreu no espetacular circuito de Neuquen, na Patagônia Argentina. A pista com extensão de 1.550 metros é rápida, larga e fluida, e é feita de um solo vulcânico único, escuro e granulado. A sujeira é enganosa. Parece suave com muita tração, mas é exatamente o oposto com pedras traiçoeiras escondidas sob a camada de terra superficial.

Na primeira bateria, Romain Febvre teve um início impressionante ao guidão de sua YZ450FM, perseguindo de perto o campeão mundial Tony Cairoli. Contudo, o talentoso – e sábio – piloto de 26 anos, sabe que os campeonatos não são conquistados na primeira rodada e preferiu não arriscar, terminando os 30 minutos mais 2 voltas da bateria com um valioso quarto lugar.

Como seu companheiro de equipe Monster Energy Yamaha Factory Racing, Jeremy Van Horebeek também preferiu não arriscar na prova que inaugurou a temporada 2018. Para o piloto de 28 anos, seu começo foi médio – segundo ele mesmo –, já que sua colocação foi um quinto lugar.

Na bateria final do fim de semana, os papéis se inverteram entre os pilotos e suas YZ450FM. Jeremy Van Horebeek largou bem e conseguiu um bom começo com seu colega de equipe, Romain Febvre no seu encalço. A dupla protagonizou uma verdadeira batalha de “guidão a guidão” pela quarta colocação que avançou até a bandeirada de chegada. Apesar do sufoco, Van Horebeek conseguiu manter o quarto lugar, enquanto Febvre foi forçado a se contentar com o quinto.

O italiano Tony Cairoli e o holandês Jeffrey Herling, ambos da equipe KTM, venceram cada um uma bateria e estão empatados na ponta da classificação geral do mundial, com 47 pontos.

Pilotos Yamaha ficam entre os top five na abertura do Mundial de Motocross
Jeffrey Herling – Foto: KTM

As emoções do Campeonato Mundial FIM MXGP voltarão no fim de semana de 18 de março, que acontecerá em Valkenswaard, Holanda.

Assista os melhores momentos do MXGP na Patagônia:

Jetro Salazar traz 5 pontos para a Honda Racing Brasil

O piloto oficial Honda Racing Brasil Jetro Salazar fez 5 pontos na primeira etapa do Campeonato Mundial de Motocross, realizado neste domingo (4/3) na Argentina.

Pilotos Yamaha ficam entre os top five na abertura do Mundial de Motocross
Foto: Idário Araújo/Vipcomm

Nas duas baterias, Jetro ficou em 16º lugar na primeira e em 23º na segunda, entre 26 pilotos que alinharam no circuito Patagonia Race Track, na Villa La Angostura, próximo a Bariloche, um dos mais famosos destinos turísticos do país.

Na categoria MX2, o piloto Gustavo Pessoa, da Honda Racing Brasil, ficou na 23ª e 22ª colocações nas duas baterias. Os outros dois pilotos do time, Hector Assunção (MXGP, com escoriações nas costas) e Lucas Dunka (MX2, com cinco pontos no queixo) sofreram quedas nos treinos classificatórios e não participaram das provas de domingo.

A decisão foi da chefia da equipe em conjunto com os técnicos e pilotos, por precaução, para poupar os atletas para a atuação nos campeonatos nacionais. Está tudo bem com os dois.

Calendário Nacional
A equipe Honda Racing usa a participação nesta primeira etapa do mundial para testar pilotos e motos. Agora, os treinos se intensificam por aqui, em terras tupiniquins.

O time disputará em 2018 o Campeonato Brasileiro de Motocross, que terá 8 etapas e começa dia 25 de março, em Cornélio Procópio (PR). Também participam do Campeonato Paranaense. Participam ainda do Arena Cross, que tem sua primeira de 5 etapas em Barueri (SP), dia 14 de abril.

Informações: Assessoria Yamaha e Vipcomm

Deixe uma resposta